Em que ano lançou o desenho: "Scooby-Doo Cade você?"? Flávia Nóbrega nº:08

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

William Henry Fox Talbot - Giulia nº11

William Henry Fox-Talbot nasceu no dia 11 de Fevereiro de 1800, em Lacock Abbey, na Inglaterra, descendente de nobre família, membro do parlamento britânico, estudou matemáticas em Cambridge. Escritor filósofo e cientista, usava a câmera escura para desenhos em suas viagens e foi um dos pioneiros no âmbito fotográfico, como fotógrafo veio a ser conhecido e suas experiências foram de grande contribuição na área da fotografia. Ele vinha pesquisando a fixação da imagem da câmera escura há tempos. Extremamente erudito, com múltiplos interesses investigativos, seus conhecimento se estendiam da matemática, área em que era especialista, às línguas orientais, passando pela física e pela química, tradução de textos siberianos e arqueologia, mas teve diversas inquietudes em outros campos, como por exemplo a botânica. Por causa de seus problemas como desenhista, interessou-se por outra classe de métodos mecânicos para capturar e reter as imagens. Através do uso da câmera escura e a câmera de luz começou suas grandes investigações durante sua estadia de férias à orla do lago Como.Os conceitos de câmera escura já tinham sido desenvolvidos com anterioridade, mas foram a grande base para Talbot em suas primeiras investigações. Na intenção de fugir da patente do daguerreótipo em seu pais e solucionar suas limitações técnicas, pesquisava uma fórmula de impressionar quimicamente o papel.
Talbot iniciou suas pesquisas fotográficas, tentando obter cópias por contato de silhuetas de folhas, plumas, rendas e outros objetos. O papel era mergulhado em nitrato e cloreto de prata e depois de seco, fazia seu contato com os objetos, obtendo-se uma silhueta escura. Finalmente o papel era fixado sem perfeição com amoníaco ou com uma solução concentrada de sal. Às vezes, também era usado o iodeto de potássio.
Estúdio de Talbot em Reading - 1844
Em 1835, Talbot construiu uma pequena câmera de madeira, com somente 6,30 cm², que sua esposa chamava de “ratoeiras”. A câmera foi carregada com papel de cloreto de prata, e de acordo com a objetiva utilizada, era necessário de meia à uma hora de exposição. A imagem negativa era fixada em sal de cozinha e submetida a um contato com outro papel sensível. Desse modo a cópia apresentava-se positiva sem a inversão lateral. A mais conhecida mostra a janela da biblioteca de Abadia de Locock Abbey, considerada a primeira fotografia obtida pelo processo negativo/positivo. 

Capa do livro "Pencil of Nature" 1844, 
o primeiro ilustrado fotograficamente

Talbot comprou uma casa em Reading, contratou uma equipe para produzir cópias, fotografou várias paisagens turísticas e comercializava as cópias em quiosques e tendas artísticas em toda a Grã Bretanha. Assim começou a verdadeira história da fotografia em sua versão negativo-positivo, processo cujo fundamento é usado até hoje.
Em 1844 "The pencil of Nature", foi o primeiro livro do mundo ilustrado no que se incluíram fotografias impressas, foi publicado por Talbot. 

William morreu no dia 17 de setembro de 1877.

Nenhum comentário:

Postar um comentário