Gervásio Baptista
Gervásio Baptista é um fotojornalista brasileiro. Ele registrou um dos mais importantes episódios da história brasileira e mundial.
Carreira
Estreou no jornalismo aos onze anos, fotografando como assistente para o jornal O Estado da BahiaNos anos 50, transfere-se para o Rio de Janeiro, a convite de Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, com quem teve um contato um ano atras quando trabalhou no O Cruzeiro.
As fotos que ele tirou no interro do Getulio Vargas tambem fez muito secesso na capa da revista.
Como fotógrafo oficial dos concursos Miss Brasil e Miss Unoverso, Gervásio viajou o mundo para retratar a beleza da mulher brasileira no período áureo desses eventos. Fotografou Fidel Castro, Che- Guevara e fez um registro diferenciado da Revolucao Cubana. Acompanhou e fotografou a queda do presidente argentino Juan Domingo Peron e tambem registrou a Guerra da Vietna.
Durante a ditadura, teve várias passagens pela prisão, mas por não ter engajamento político, sempre foi libertado rapidamente e sem maiores conseqüências.
Fotógrafo oficial de Tancredo Neves, fez, com exclusividade, a última foto do presidente, acompanhado da equipe médica do Hospital de base de Brasília.
Gervásio, contratado pela Radiobras e prestando serviços ao Supremo Tribunal Federal e é citado como decano do fotojornalismo pela ABI -Associação Brasileira de Imprensa
Maria Carolina Zerbini N 24
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerv%C3%A1sio_Baptistahttp:
Nenhum comentário:
Postar um comentário