Durante seu serviço militar na Força da Defesa de Israel, aprendeu noções e técnicas básicas de fotografia, assim realizou seu sonho e trabalhou para a revista das Forças de Defesa Israelenses. Sua carreira de fotógrafo apenas começou após sua conclusão no trabalho militar em 2001. Assim, começou a trabalhar para uma agência fotográfica de Israel, chamada “ZOOM 77" e também para o jornal "Yedioth Ahronot". Em 2002, conflito palestiniano estava em seu auge, Oded recebeu uma proposta para trabalhar com a “Associated Press”, em Jerusalém, cobrindo eventos como a Cimeira da OTAN em Istambul e manifestações pós-eleitoral da Ucrânia, em 2004.
Oded, poderia sempre ser encontrado cobrindo os conflitos do Oriente Médio. Além de estar sempre viajando o mundo, cobrindo eventos similares.
Em 2005, Balilty foi um entre 12 fotógrafos que fora selecionado para participar do prestigiado World Press Photo Joop Swart Masterclass, em Amsterdã. Além desta homenagem Balilty ganhou o World Press Photo (como Imagem do Ano Internacional), o prémio Fotojornalismo Atlanta em 2006, o primeiro lugar no National Press Photographers Association concorrência e à adjudicação Headliner em 2007.
Pulitzer Prize 2007 , foi seu premio de mais prestigio.
AMONA, Cisjordânia / fev. 2006
Esta foto ganhou muitos prêmios e mostra a luta de uma mulher judia contra agentes de segurança de Israel para evacuar um assentamento perto de Ramallah, após a suprema corte de Israel determinar a demolição de nove casas naquele local.












